domingo, dezembro 25, 2005

EXPECTATIVAS.

Agora que o Natal já passou, e com ele um certo grau de tolerância para com o mundo, é chegada a hora de voltar a pensar no futuro, tanto mais que 2006 já está quase chegando.

Este ano de 2005 foi especialmente frustante para o povo brasileiro. O que seria esperança virou mêdo. E a Regina Duarte era quem estava certa.

Mais do que ser de direita ou de esquerda, sou BRASILEIRO e quero um Brasil melhor. Dai que, apesar de nunca ter sido favorável ao Lulla, e de ter feito o possível e o impossível para convencer amigos e parentes a não votar nelle, confesso que cheguei a torcer para que elle conseguisse realizar um bom governo que levasse o Brasil para um ciclo de crescimento econômico e de justiça social. O Brasil bem que precisa disso, e não é de agora.

E, mais uma vez, fui enganado. Não porque tenha votado nelle. Nem por acreditar que elle defendia as melhores propostas. Mas por ter torcido e até acreditado que suas intenções eram boas.

E não foi a primeira vez. Já tinha acontecido quando o Brizola foi eleito governador do Rio de Janeiro, pela primeira vez, e eu achei que ele faria um bom governo até para provar que as esquerdas poderiam fazer mais do que os governos militares fizeram pelo povo. E, nesta época, eu ainda morava na cidade. Só sai do Rio em 1990, transferido pela empresa em que trabalhava. Deu para acompanhar bem a destruição da cidade promovida pelas "políticas sociais" do Brizola. Outro dia darei alguns exemplos disto.

Tudo isso me leva a 2006. Teremos eleições gerais. Elegeremos um "novo" presidente. Novos governadores, deputados federais, estaduais e senadores. Um bando de políticos para nos "representar".

Mas e dai? O que vai mudar no Brasil depois desta nova eleição? Será uma nova frustação?

Pior que, quase certamente, não vai mudar nada. A frustação é quase certa novamente, não importando quem seja eleito.

Lulla, na minha opinião, nem vai concorrer. E, se concorrer, vai perder. O problema nem e elle mas o que vem depois delle.

Pelo que está apresentado até agora, o futuro presidente será do PSDB. Serra ou Alkmin? Tanto faz. A ideologia não muda. Tenham em mente que as origens do PT e do PSDB não são muito diferentes. No fundo defendem a mesma bandeira. Seus métodos é que podem ser diferentes mas não o resultado final almejado. O PSDB é um PT chic e o PT é um PSDB bandido.

Quem tirou Hugo Chàvez da enrrascada quando a Venezuela estava em crise pela greve geral que já durava alguns meses? Foi FHC quando autorizou que a Petrobras enviasse combustíveis, principalmente gasolina, furando assim o esquema de pressão a que Chàvez estava sendo submetido.

De quem é a política econômica do PT? Do PSDB como todos sabem. E os Programas Sociais? Por mais que Lulla diga que não, são os mesmos do governo anterior apenas unificados, ampliados e com um novo nome. E, também, tão ineficientes como aqueles eram.

Até a Política Externa é a mesma. Quem começou esta idéia de Comunidade Sul Americana de Nações foi FHC quando convocou a primeira reunião de cúpula dos presidentes sul americanos, já em seu segundo mandato. Lulla apenas deu seguimento.

Dai que não devemos ter grandes espectativas para 2006. Estaremos elegendo, espero, alguem menos ruim que o atual presidente. Mas não alguém que realmente mude o Brasil.

Para 2006 teremos que nos contentar, apenas, em tirar o PT do governo e reduzir sua representação nas Câmaras Estaduais, Federal, Governos Estaduais e no Senado.

Mudar o Brasil mesmo, vai ter que ficar para depois. Será um trabalho árduo e demorado. Mas é um trabalho que teremos de fazer para legar um Brasil melhor, talvez para nossos filhos, com certeza para nossos netos.

20 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Marcello, boa tarde.
Excelente seu texto. Muito sensato e correto, traduzindo perfeitamente a realidade em que nos encontramos, ou seja, por enquanto, só devemos esperar a substituição do ruim pelo menos pior.
Mas, continuaremos lutando.
Obrigada

5:48 PM  
Anonymous Anônimo said...

ciao Marcello, perfeito desabafo e reflexão do que é e do que está por vir. É essa fase que me deixa apreensiva, quanto mais procuro por alternativas a tudo isto que aí está, não encontro e isso me angustia porque dá a sensação de fracasso. É horrível.......

11:26 PM  
Anonymous Anônimo said...

Marcello: A luta vai continuar...rsrs. Beijos com total apoio.

1:44 AM  
Anonymous Anônimo said...

Marcello, você está certo quando comentou em meu blog sobre a Erundina, essa gente não se liga mesmo! rsrs

12:48 PM  
Blogger Alexandre, The Great said...

Marcello
Em primeiro lugar quero agradecer seus comentários lá no "Escrevinhações", sempre justos e oportunos.
Sobre este seu post compartilho do seu desalento, pois sabemos que pouco ou nada mudará em 2006, a não ser algumas "moscas", pois a "m..." será a mesma.
A propósito de sua origem carioca, e por haver também citado o assunto das "políticas sociais" do Brizola, aproveito para convidá-lo a visitar meu novo blog (http://www.outrasletras.blogspot.com) onde postei um artigo, um pouco mais abrangente, sobre a questão proposta.

Happy New Year!

2:17 PM  
Blogger Cuba Livre! said...

Marcello...muita lama vai rolar em 2006, mas sejamos otimistas.

3:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

Feliz 2007 pq 2006 já é nosso!!!
hehehe...

3:31 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro amigo: o Brasil não tem líderes políticos honestos. Pelo menos a vista não se enxerga nenhum. São sempre as mesmas "figuras" sujas e sem ética que predoninam no espectro político Brasileiro. A hora é agora de dar o troco. Votando em aqueles que tem propstas e não dinheiro para dar. Forte abraço. a luta continua!

9:10 AM  
Anonymous Anônimo said...

Por onde vc anda? Está em viagem?

3:07 PM  
Anonymous Anônimo said...

NÃO SEI NÃO. SE ESSA CORJA VAI DEIXAR O PODER.

5:22 PM  
Blogger Unknown said...

Marcello,

A festa acabou, o ano começou, as mentiras, acordos e maracutais voltaram e você ainda no bem bom, vais emendar com o carnaval?
Volta logo!

beijo

2:02 AM  
Anonymous Anônimo said...

Eu voltei.
E vc???
Beijocas

9:52 PM  
Blogger Unknown said...

Marcello

Só passei pra abrir as janelas, tá tudo cheio de pó!

Volto depois do carnaval, você esta se acabando nas ferias, aproveita!

4:07 AM  
Blogger Unknown said...

Marcello,

Terra chamando, alô alô!!!

5:08 AM  
Anonymous Anônimo said...

Marcello: volte a escrever, com toda a sua qualidade, é um desperdício não escrever. :-) Bjs e bom restão de carnaval!!!

4:30 PM  
Anonymous Anônimo said...

Marcelo, onde está? POr que não volta? Precisamos de você para a luta que se avizinha.

Beijos

9:51 PM  
Blogger Unknown said...

Marcello,

Cadê você?

Espero que volte logo, não desista! Por favor!

Beijo

1:52 AM  
Blogger Unknown said...

SOS Marcello, Volta Marcello, Volta!!!

4:36 AM  
Anonymous Anônimo said...

Marcelo, está voltando??
Obrigada or sua visita.

3:05 AM  
Blogger Unknown said...

Marcello

Voltoooooooooooou! obrigada pela visita, espero seus novos posts brevemente.

Beijo

3:43 AM  

Postar um comentário

<< Home

Estadisticas y contadores web gratis
Manuales Oposiciones