quinta-feira, dezembro 15, 2005

CAPITALISMO.

Acredito que já deve ter dado para perceber que não sou de esquerda. Mas é hora de contar uma grande verdade. Também não sou de direita, muito pelo contrário.

Para mim, esquerda ou direita, capitalismo ou comunismo, são formas distintas mas que objetivam o mesmo fim, a dominação social.

Nenhuma das duas formas está realmente preocupada comigo, com você, muito menos com o povo. Ambas são autosuficientes e seletivas. Apenas poucos são os eleitos de fato.

Enquanto numa basta ser sócio do partido, na outra o partido se chama empresa. Se no partido você sobe puxando o saco do lider, na empresa você faz o mesmo, só que diferente. Você trabalha até 24 horas por dia, aceita fazer tudo e mais um pouco e aumenta os lucros do seu patrão, o que é uma forma mais civilizada de puxar o saco dele, é claro.

Mas não quero comparar sistemas. Não agora e muito menos hoje.

Mas o assim chamado Sistema Capitalista já foi bom. Aliás, muito bom mesmo.

Nos bons tempos, o Capital escolhia uma nação, casavam e viviam felizes para sempre. No máximo, o Capital mantinha um ou outro apartamento para suas amantes. Mas até isso era tolerado pois o Capital era tido como responsável e um bom pai de família, provedor e quase nunca abandonava sua eleita original.

Mas isso acabou quando os ventos da globalização começaram a soprar pelo mundo.

O mundo globalizado está igualzinho a certas zonas de prostituição comuns em cidades européias. Lá, as prostitutas ficam como mercadorias em vitrines se expondo para atrair clientes. Da mesma forma, no quadro atual, os países ficam na vitrine tentando atrair o grande cliente que é o Capital. Ao invés de seios, bundas e rostos, o que se oferece são menos impostos, menos custos sociais, mais educação das put... das pessoas, mais libertinagem ou melhor menos controles legais e por ai vai.

Dai o cliente, ou melhor, o Capital, escolhe sua vítim... digo ... eleita, e engatam numa paixão tórrida, que será eterna até que ele seja atraido por uma nova put ... digo nação mais oferecida que sua atual víti ... digo eleita. E ele vai pulando de put... nação em nação até obter o seu orgasm ... digo lucro máximo.

Dai que hoje, as nações que querem entrar na festa tem que ser como prostitutas mesmo.

- Tem que ser saudáveis, ou seja, não oferecer riscos a saúde do Capital.

- Tem que ser passivas, ou seja, aceitar o que o Capital manda ou recomenda.

- Tem que fazer de tudo, ou seja, não pode restringir os desejos do Capital.

- Não podem reclamar de nada, ou seja, tem que ser amigáveis ao Capital.

- Nem pode cobrar caro pois certamente irá existir uma outra tão bonita, devassa, saudável e passiva que cobre mais barato.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Marcello, bom dia.
Que beleza de texto! Original e perfeita metáfora do mundo moderno.
Obrigada. É sempre um prazer ler seus posts inteligentes e agradáveis.

2:22 AM  
Anonymous Anônimo said...

vivemos então em um grande prostíbulo:-)

12:36 AM  
Anonymous Anônimo said...

hehehe
Há controvérsias...
:)

4:36 PM  
Anonymous Anônimo said...

O MUNDO MUDO TANTO E TÃO RÁPIDO QUE HOJE ESUQERDA E DIREITA E TODO A MESMA MERDA. DESCULPE O DESLIZ. O POVO CONTINUA IGUAL, IDIOTA, E ELES SE AJUDAM. SE JUNTAM E SE DEFENDEM. E NÓS ESTAMOS FAZENDO O QUE?

10:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

Cool blog, interesting information... Keep it UP » » »

7:34 AM  

Postar um comentário

<< Home

Estadisticas y contadores web gratis
Manuales Oposiciones