domingo, dezembro 18, 2005

O QUE PRETENDE LULA?

Em seu recente discurso, em Pernambuco, o presidente aumentou o tom das críticas a imprensa e as oposições. E, mais uma vez, afirmou que ainda não se decidiu sobre sua candidatura à reeleição.

Este discurso, na minha opinião, deve ser lido e entendido dentro do contexto definido pelas últimas pesquisas de opinião, que mostram a confirmação da queda da popularidade do presidente, o aumento daqueles que não confiam nele, e indicadores fortes de que, na atual situação, ele perderia a reeleição. E, mais ainda, refletem a insatisfação do povo com as políticas adotadas pelo governo, nas mais diferentes áreas, inclusive na economia e combate a inflação, tidas como as grandes realizações do governo.

Estes dados, apesar de esperados, devem ter tido um efeito devastador na auto estima do presidente. Ainda mais para um presidente que se acha superior a todos os que já passaram pelo cargo. E, a cada pesquisa que surge, ele vê se confirmar a tendência de uma queda inexorável de seu prestígio junto ao povo. Assim, todos os seus sonhos de 25 anos estão virando pó na sua frente.

Dai que, de alguma forma, ele tem que reagir nem que seja para tentar preservar alguma coisa da sua imagem. Afinal, como conviver com o depois?

E ele só tem duas alternativas viáveis:

- Continuar e ser reeleito, que seria o recado que mandou de que, se concorer, será para ganhar.

- Não ser candidato, que é o que ele vem repetindo de uns tempos para cá.

Para ele a primeira alternativa seria a ideal mas está cada vez mais difícil. Claro que ele vai tentar e utilizar todos os seus recursos, lícitos ou não, éticos ou não. Aumento de gastos públicos, aumento no salário mínimo, aumentos para o funcionalismo público, mais contratações de pessoal e por ai vai. Estas ações já estão desenhadas para 2006 mas não são garantia de vitória. E ele precisa desta garantia pois afinal a menos de 1 ano era considerado imbatível na reeleição. E, se ele se julga superior a todos, teria que ganhar a reeleição em primeiro turno, como o fez Fernando Henrique. Menos do que isso seria uma derrota.

E, perdendo a eleição, ele acaba politicamente para sempre. É o pior dos pesadelos para quem se acha o melhor de todos os tempos, ainda mais não sendo tão velho que possa justificar sua retirada de cena pela idade. Dai que ele só vai concorrer se tiver reais chances de vitória.

A segunda alternativa pode não ser a melhor mas, dependendo de como for conduzida, pode ser muito útil. Se ele puder justificar não concorrer a reeleição com algo suficientemente forte, ele estará ganhando no médio/longo prazo. Ele se poupa de uma derrota nas urnas, volta a ser o antigo Lula oposicionista que aposta no fracasso dos outros para promover seu sucesso e, quem sabe, viabiliza tentar de novo a presidência no futuro.

É esta justificativa que ele procura quando radicaliza seu discurso. A partir de uma situação de confronto grave, que ameace a estabilidade ou agrave ainda mais as críticas que recebe da mídia ou das oposições, ele pode alegar que está se retirando da disputa em benefício do Brasil, ou porque foi uma vítima das elites conservadoras que inviabilizaram seu governo, ou por outras diferentes razões associadas que podem ser inventadas.

Ele precisa, para sair da disputa, uma razão suficientemente plausível que preserve sua biografia, a sua história, pois é só isso que ele tem.

Eu acredito mais nesta segunda alternativa.

10 Comments:

Anonymous Anônimo said...

ciao Marcello
gostei da tua analise, mas devo confessar, como você leu lá no meu post, que estou preocupada, de Lula pode-se esperar tudo, não sei se ele abriria mão de sua candidatura, a oposição ajuda para que ele se reeleja, ele possui recursos para angariar votos em regiões onde as pessoas cegamente votarão nele, e até agora não surgiu um nome de consenso.
Não sei posso estar enganada ....... naquele discurso ele estava incisivo, objetivo demais.

posso estar enganada, mas estou preocupada com o rumo da país em 2006.

um abraço, Stella

12:41 AM  
Anonymous Anônimo said...

LULA COM SEMPRE COM PILANTRAGE. BOAS FESTAS PARA VOCÊ E ATÉ O ANO QUE VEM. A LUTA CONTINUA!

9:37 AM  
Blogger Saramar said...

Marcello, boa tarde

Concordo com vc. Creio que a segunda alternativa é a mais provável. Esses petistas não irão se entregando assim.
Desde o início do governo, eles tentam abalar as instituições para provocar o golpe. E, agora, a situação fica mais perigosa porque as CPI's vão cada vez mais, desencavando roubalheiras dos petistas e porque eles já viram que a reeleição será muito difícil.
Certamente irão recrudescer no tom das provocações.
Temos que ficar muito serenos para evitar essa nova falácia.

beijos

2:13 PM  
Blogger Patrick Gleber said...

Marcelo,

Grato pelo visita ao meu blog (www.pensarpolitico.blogspot.com) espero que volte sempre.

Gostei muito do contéúdo aprensentado em seu blog

Abraços

12:21 PM  
Anonymous Anônimo said...

mas cadê você ???? sumiu?
abs, Stella

3:22 PM  
Blogger Patrick Gleber said...

Marcello,

Gostaria de saber sua opinião. Você acha que haverá ou não pizza na CPMI dos Correios?

Abraços


Patrick Gleber

www.pensarpolitico.blogspot.com

12:12 PM  
Anonymous Anônimo said...

Excelente diagnóstico, Marcello.
Também escrevi um artigo sobre essa fala do Apedeuta lá no Blog da Saramar, sob outro vértice.
Concordo que elle estaja tendendo para a segunda alternativa, mas não esqueçamos da terceira variável, e esta superveniente: o impeachment.
Saudações!
Alexandre

2:03 PM  
Anonymous Anônimo said...

Não creio que o Lula termine seu mandato. Acredito que iniciaremos o ano novo com o impedimento do governo de Lula. As provas estão em toda parte! Feliz Natal!!!

4:14 AM  
Blogger Gusta said...

A você que enriquece o meu dia a dia , o meu melhor FELIZ NATAL!!
Beijocas

8:46 PM  
Anonymous Anônimo said...

FELIZ NATAL MARCELLO, JUNTO AOS SEUS!!!!! A luta vai continuar...BJS

12:19 PM  

Postar um comentário

<< Home

Estadisticas y contadores web gratis
Manuales Oposiciones