domingo, novembro 27, 2005

SOBRE O DIRCEU DO PT .... OU SERÁ SOBRE O PT DO DIRCEU?

Assunto quente na atualidade a cassação do Zé Dirceu, o que foi guerrilheiro sem nunca ter sido. Sua única ação revolucionária foi participar de um congresso estudantil que terminou com todos os participantes presos pela polícia. Dizem as más línguas, que Dirceu foi um dos organizadores. Ele nega, é claro.

Preso, foi liberado como um dos "trocados" pela vida do Embaixador Americano que havia sido sequestrado por um grupo dito revolucionário, do qual o Fernando Gabeira, atual deputado pelo PV e ex-petista, teve participação atuante.

Passou alguns anos em Cuba, dizem que aprendendo técnicas de guerrilha, sendo que também teria feito operação plástica para não ser reconhecido quando voltasse ao Brasil.

O "grupo guerrilheiro" do qual Dirceu participaria (ou comandaria, segundo ele), de tão bem treinado, em Cuba é claro, mal voltou para o Brasil e teve todos seus membros presos pela polícia. Dirceu, é claro, escapou e foi para o interior do Paraná onde se fixou, escondendo sua real identidade por longos anos, até da esposa, e ficou na dele.

Com a anistia teria finalmente revelado sua identidade para a esposa, a qual abandonou e ao filho do casal, tendo retornado para Cuba com o intuito de desfazer a plástica e voltar a ser reconhecido. Dai entrou na política, sendo um dos fundadores do PT. A partir desde ponto a história é bem conhecida.

Por que desta história toda?

Apenas para clarear que o Dirceu é, no mínimo, muito esperto, talvez muito inteligente, e com uma fantástica capacidade de dissimulação ao ponto de ser reconhecido como um dos líderes da luta contra a "ditadura militar", até por participantes muito mais ativos do que ele mesmo, que na verdade não fez nada. Na verdade o que eu quero dizer é .... O cara é um perigo!!!!

E digo mais. Pela história de vida do Dirceu, ele nem deve estar se preocupando se vai ou não ser cassado. Sua cassação será, como Lulla diz no caso da morte do Celso Daniel, apenas um "acidente de percurso".

Seu poder não é público. Ele não necessita de mandato eletivo para articular e comandar os destinos do PT ou, se o PT se mostrar inviável, de outro partido qualquer.

Claro que ele tem que lutar ao máximo para permanecer com seus direitos políticos. É o que se espera de alguém com a sua "história revolucionária", seja ela falsa ou verdadeira.

Ele consegue, com esta luta, ganhar uma aura ainda maior, e agora real, de combatente perseverante, lutador, defensor da democracia e outras baboseiras mais.

E tem sido ajudado, e muito, por aqueles que tem alardeado não só a vontade como também a firme intenção de cassá-lo da vida política.

Eu já havia comentado em um blog, a tempos atráz, que desconfiava que o relator do processo de cassação, que é deputado pelo PSB, que por sua vez é partido aliado do PT, poderia estar errando de propósito, dando assim margem aos recursos protelatórios do STF.

Atualmente outras pessoas já partilham desta desconfiança.

Dirceu deve ser cassado? Claro que deve.

Dirceu será cassado? Acredito que, apesar de todas as manobras contra, e do jogo político nos bastidores da Câmara dos Deputados, ele será cassado sim.

Mas na verdade o que muda, para o Dirceu, com a cassação?

Na minha opinião, não muda nada, mas nadinha mesmo. Ele sai de cena mas não sai do jogo. Pelo contrário, pode até melhorar e muito. Saindo de cena ele pode até ganhar mais liberdade de ação nos bastidores. Poder real ele não perde. Mesmo na baixa ele mostrou a todos que quem realmente manda no PT é ele, José Dirceu, e mais ninguém.

Dai que não basta a luta pela cassação do Zé, e nem o possível contentamento com sua efetiva cassação. Qualquer punição tem que ser muito mais efetiva do que apenas uma mera cassação de mandato. Mandato é o de menos, mandato é apenas a face mais visível do poder.

Só não sei é se haverá a tão propalada "vontade política" para ir além da cassação, ou seja, indiciamento em processos judiciais, julgamento e prisão. Tendemos a esquecer fácil as coisas.

E todos nós corremos o risco de ver voltar no futuro, e muito mais forte, o Zé, agora também como paladino da ressistência contra o golpismo das elites, que pretendiam apear do poder o primeiro trabalhador eleito para a presidencia do Brasil.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

perfeito! assim ele terá total liberdade ( nos bastidores) de tentar reeleger Lula.
pergunta: será ele o novo **arrecadador** de fundo de campanha????

12:24 AM  
Blogger Marcello said...

Stella,

Ele não será o "arrecadador". Esta tarefa será de outra pessoa ainda não escolhida. O Zé sempre foi mais de articular do que de executar.
Mas nesta situação que se desenha, até o Lulla terá que comer na mão do Zé para se reeleger.

1:06 AM  
Anonymous Anônimo said...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it Casarella heating and plumbing teeth whitening hd tv 2004 6 series bmw Cheap calling plans nova scotia travel Rhinoplasty numb nose kia Make your own rabbitt toys More than a pink cadillac acne product Fuel economy for a minivan home interior decor video cards tramadol online 4435 concerta 1997 ford motors 4.2 liter for sale payment online debt help Management of erectile dysfunction by the primary

3:18 PM  

Postar um comentário

<< Home

Estadisticas y contadores web gratis
Manuales Oposiciones