sábado, novembro 26, 2005

Sempre fui um curioso nos mais diferentes assuntos. Um especialista em generalidades, como dizia um antigo professor.

Na política, a mesma coisa. Mas este não será um Blog político, podem ficar tranquilos. Blogs políticos de excelente qualidade já existem, e aos montes. E criados por pessoas muito mais capacitadas do que eu.

A idéia aqui será escrever e partilhar opiniões, políticas ou não, sobre diferentes assuntos, de política ao comportamento social, dos conceitos que nos são vendidos pela mídia, tabus sociais como o racismo, enfim, qualquer assunto que interessar possa, pelo menos para mim.

E por que da "quarta via"?

A resposta não é simples mas vamos tentar ...

Pego o exemplo da política. De um lado você encontra o pessoal "de esquerda", contra tudo que vem da chamada "direita", que é demonizada. E do outro você encontra o pessoal "de direita" fazendo a mesma coisa com o que vem da esquerda.

Quem está com a razão?

Na minha modesta opinião, partilhada até agora apenas por mim mesmo, nenhum dos dois. Sendo bem simplista e, com certeza, plagiando alguém, nem tudo é branco e nem tudo é preto, pelo contrário, tem muito mais cinza, dos mais diferentes graus, no mundo em que vivemos.

Ainda na política, para seguir no exemplo, virou moda a chamada "terceira via", que seria esta alternativa entre o branco e o preto, direita ou esquerda e por ai vai. Só que, ainda na minha modesta opinião, esta terceira via continua pendendo para um dos lados, que pode ser a direita ou a esquerda, para o branco ou para o preto.

E isto não somente na política mas em qualquer assunto. Veja o caso do racismo, por exemplo. Claro que o racismo, assim como qualquer preconceito, é sempre condenável na medida em que possa vir a segregar e/ou prejudicar determinadas "raças". Mas convenhamos que, chegar ao ponto de considerar racismo o fato de chamar de "negro" a um indivíduo da "raça negra" é sinal que a coisa está indo um pouco longe demais.

São estes fatos que me incomodam profundamente. Não o racismo nem a política, mas o fato de que, em qualquer situação, o mundo está exigindo que você seja contra ou a favor sempre. E se você é contra, você automaticamente tem que rejeitar tudo que de bom o "outro lado" teria a apresentar sob pena de tachado de um monte de coisas nada agradáveis. Da mesma forma quando você é a favor, claro. Só muda o lado.

Será que tem que ser assim sempre? Será que o fato de eu ser contra as "esquerdas", por exemplo, me obriga a ser fã do Bush? Será que o fato de eu ser a favor "das esquerdas" me obriga a ser fã do Fidel e do Chaves?

Nada na vida é assim. Nada na vida é tão simples com um sim ou não, branco ou preto, contra ou a favor. Temos que ser críticos nestes assuntos e não apenas embarcar na onda que nos é vendida por um lado ou pelo outro. Temos que fugir desta armadilha que está sendo armada. É muito mais fácil aceitar um dos lados, seja ele qual for, do que analisar cada um deles e separar o que presta o que não presta, nem que seja apenas na nossa opinião.

Só que ter opinião é que torna o ser humano racional.

É esta a proposta deste Blog.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Parabéns pelo blog e bem-vindo a trincheira dos não alinhados.

8:21 AM  
Anonymous Anônimo said...

Estaremos linkando seu blog no nosso. Parabéns!

8:21 AM  
Anonymous Anônimo said...

BLOGS E SITES CONTRÁRIOS AO GOVERNO FEDERAL E AO PT ESTÃO SENDO VISITADOS POR AGENTES DA POLICIA FEDERAL E DA ABIN.

Esse blog recebeu varias mensagens duvidosas pelo seu teor. Assim como foram duvidosas as atitudes dos “visitantes insatisfeitos” com o Governo Federal tentando averiguar lugar de moradia e fone do blog.

Utilizando sites de pesquisas e programas para identificar IP de origem, descobrimos que pelo menos dois de nossos interlocutores eram agentes da Policia Federal.

Inquiridos por nós sobre o porquê do interesse da Policia Federal nos blogs oposicionistas, deixaram de enviar mensagens e desapareceram assim como tinham aparecido.

Em outro blog amigo foi descoberto um IP de origem utilizado pela ABIN.
Parece que esse governo não suporta a crítica do povo e se utiliza de táticas e meios que já foram usados pela ultrapassada ditadura militar.

Todo aquilo que Lula e seus coadjuvantes pregaram durante anos e na campanha eleitoral está sendo deixados de lado para aplicar uma política parecida a que se aplica NA VENEZUELA DE CHAVES.

TEMOS DEMOCRACIA OU NÃO TEMOS?

PORQUE A POLICIA FEDERAL E A ABIN NÃO SE DEDICAM A IDENTIFICAR OS FINANCIADORES DO TRÁFICO DE DROGAS E DO CRIME ORGANIZADO EM LUGAR DE CORRER ATRÁS DE OPOSICIONISTAS DEMOCRÁTICOS/AS AO ATUAL GOVERNO?

O BRASIL PRECISA ACORDAR E TERMINAR COM ESSE GOVERNO DE FACHADA QUE PROMOVE A CORRUPÇÃO, LUGAR DA POLICIA E ATRÁS DE CORRUPTOS E DELINQUENTES E NÃO ATRÁS DO POVO QUE RECLAMA PELOS SEUS DIREITOS.

Sérpico.


http://corrupcaonuncamais.zip.net/

ESTAREMOS LINKANDO SEU SITE EM NOSSO BLOG.

Sérpico.

9:55 AM  
Anonymous Anônimo said...

Marcello,
o seu blog está muito bom. Também concordo com esse missivista do blog Corrupção Nunca Mais. Realmente todo mundo sabe que esses "agentes indiscretos" do governinho fascista do PT vivem bisbilhotando a Web para descobrir quem é contra o Governo. Chegam a ser piores que o SNI a ditadura militar.
E tudo que vc escreveu sobre o Dirceu, eu concordo. Dirceu é outro fascista. E pior, oportunista.
Abs
Aluízio Amorim
http://oquepensaaluizio.zip.net

10:33 PM  

Postar um comentário

<< Home

Estadisticas y contadores web gratis
Manuales Oposiciones